Tuesday 27 April 2010

Frase de Impacto

"Estava eu" lendo a biografia da Clarice e lá foi dito uma vez que a Maria Bethania recitou antes de uma canção desta uma parte do livro "água viva que foi esta:
"e eis que depois de uma tarde de 'quem sou eu' e de acordar à uma hora da madrugada ainda em desespero - eis que às três horas da madrugada acordei e me encontrei. Fui ao encontro de mim. Calma, alegre, plenitude sem fulminação. Simplesmente eu sou eu. E você é você. É vasto, vai durar. Eu não sei muito bem o que vou fazer em seguida, por enquanto olha pra mim e me ama. Não: tu olhas pra ti e te amas. É o que está certo".
Eu tive contato com essa frase primeiramente pelo youtube quando estava a procura de entrevistas da Clarice ou reportagens sobre ela. Quando ouvi o texto recitado pela Maria Bethania, foi um choque, a ultima frase "olha pra mim e me ama. Não: olha pra ti e te amas. É o que está certo" me tocou, entrou na alma, virou meu novo hino. Porque lembrei-me que a maior gloria não é ser amado, isto é umas das consequencias de amar e o inicio de todas as glorias da vida é amar : amar o proximo, amar a si mesmo, amar o nada, amar o tudo.
Um momento depois, em momento de tristeza emocional (confesso), peguei o "Água Viva" da Clarice pra ler e encontrei essa frase dinovo: foi uns dos marcos da beleza desse grande livro, que não tem história, não tem fim, nem começo, é poesia, sentimento, alma pura ou coisa parecida que não sei dizer o nome.
Eu não acordei as 3 da madrugada e me encontrei; talvez tenha sido as 1 da manhã, meio dia, 3 horas da tarde, mas me encontrei, não completamente: a facildade de me perder é grande, me perco todos os dias e me encontro dinovo, até eu ver onde está meu Porto Seguro pra não me perder mais,mas acho que mesmo com o Porto Seguro, perderei-me um pouco. Hoje em dia me perco bem menos que no passado,mas me perco ,acho que todo mundo se perde, todo mundo tem seu ponto fraco.
Eu queria escrever mais coisas, mas não consigo, quem sabe em outra hora

2 comments:

  1. Nossa, realmente, ultimamente um dos grandes problemas das pessoas é se perder facilmente. Cansei de ver pessoas, que são de fato maravilhosas, não se amarem de fato. Talvez seja difícil, mesmo eu admito isso... Mas não deixa de ser um ponto de partida para conseguir se achar, ter plenitude como um ser em si...

    Bom, é o que eu acho xD

    Beijinhos!

    ReplyDelete
  2. "...que não tem história, não tem fim, nem começo, é poesia, sentimento, alma pura ou coisa parecida que não sei dizer o nome."

    Eu chamo de fluxo, rio, correnteza, mas a sua definição foi muito melhor. Perfeita, Jacque. Excelente texto.

    Beijo,
    Vinicius/Sam Jr.

    ReplyDelete